Nossos Projetos
“Encontro Indígena”
O Instituto Ecoss, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realiza anualmente o "Encontro Indígena". Trata-se de um evento que traz representantes de diferentes etnias, como: Kuikuro (Xingu), Karajá (São Félix do Araguaia), Xavante (Campinápolis), Pareci, Bakairi e Umutina.
Os encontros reunem mais de 150 estudantes do ensino fundamental e médio por período. Esta ação acontece desde 2008 e em 2023 será realizada a 10ª edição. Durante os encontros acontecem mesas redondas e atividades como pintura corporal, danças e brincadeiras indígenas.
O objetivo do "Encontro Indígena" é promover a valorização dos povos originais, por meio da interação entre as diferentes etnias e as comunidades escolares de Cuiabá e região.
“Semana de Museus”
Durante a "Semana de Museus" o Instituto Ecoss em parceria com a Secel-MT, organiza no Museu de História Natural de Mato Grosso atividades socioculturais que envolvem o público em geral, propiciando mais consciência do valor do Museu.
Entre estas ações destaca-se as visitas mediadas e atividades culturais e de entretenimento como fantoches entre os setores da exposição, confecções de pipas, oficina de cerâmica e palestras que visam principalmente atender os estudantes. O evento é realizado desde 2008.
“Dia do Meio Ambiente”
"Dia Mundial do Meio Ambiente", comemorado no dia 5 de junho, é uma data que nos convoca para refletir sobre a importância da preservação e da conservação dos recursos naturais.
Assim sendo, o Instituto Ecoss, em parceria com a Secel e o Museu de História Natural de Mato Grosso, realiza um evento que visa a conscientização, especialmente de estudantes do ensino fundamental e médio, acerca da preservação dos bens naturais, como o rio Cuiabá, em Mato Grosso.
Além disso, o Instituto promove rodas de conversa, oficinas, palestras, distribuição e plantio de mudas nativas do viveiro de MHNMT e na margem do rio Cuiabá, próxima ao Museu.
“Primavera dos Museus”
O Projeto "Primavera dos Museus", que é realizado desde 2007, no Museu de História Natural de Mato Grosso, em parceria com a Secel, é promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro dos Museus) e o IPHAN – DEMU.
Neste evento, estudantes do ensino fundamental e médio e público em geral participam de cursos e oficinas com materiais reciclados e de cerâmicas, bem como de rodas de conversa que discutem a importância dos museus, do turismo, de preservar o Patrimônio e de sustentabilidade.
“Curso de Reconstituição de Cerâmicas Arqueológica”
Ocorreu em 2005, 2007 e 2009, através de uma parceria entre o ECOSS, a Associação Dom Bosco de General Carneiro – MT e a Associação Arte Viva do São Gonçalo Beira Rio, Cuiabá.
Este curso oferece conhecimentos arqueológicos, de modo a agregar valor nas cerâmicas confeccionadas por estas ceramistas, visando tanto à reconstituição pré-história e histórica, quanto valorização da reprodução como consciência patrimonial.
Dessa forma, o público do Museu é sensibilizado por meio deste curso não só pelos fragmentos arqueológicos, mas pela peça reconstituída na sua forma original.